Doença hemorroidária
As hemorroidas são estruturas vasculares normais presentes no canal anal. Porém, algumas pessoas podem manifestar sintomas que caracterizam a doença hemorroidária, a qual ocorre em cerca de 4% da população em geral, segundo dados americanos. Homens e mulheres manifestam a doença em igual proporção, com uma média de idade de início dos sintomas entre 45 – 65 anos.
Os sintomas clássicos incluem sangramento, coceira e prolapso (exteriorização através do ânus), mas existem outras doenças proctológicas, inclusive malignas, que podem manifestar os mesmos sintomas, daí a importância do diagnóstico diferencial e avaliação por um especialista da área.
Existem várias teorias para explicar as causas da doença hemorroidária, sendo o esforço evacuatório uma associação clássica, muito comum em pacientes constipados (“intestino preso”).
Após o devido diagnóstico o tratamento consiste em mudanças de hábitos alimentares com maior consumo de fibras e água na maioria dos pacientes. Porém, em alguns casos, pode ser necessário a realização de algum tipo de procedimento específico, sejam eles mais simples podendo ser realizados em consultório ou um pouco mais complexos, realizados em bloco cirúrgico.